A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já liquidou cerca de 94% das declarações de IRS entregues até 30 de junho, tendo reembolsado aos contribuintes cerca de 2,7 mil milhões de euros até hoje, anunciou o Ministério das Finanças.
Em comunicado, as Finanças avançam que até 30 de junho foram entregues 5,6 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, no âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos em 2021.
Do total de declarações, 32% foram submetidas através do IRS Automático e 68% foram entregues de forma manual.
Das declarações entregues dentro do prazo foram liquidadas perto de 5,3 milhões e destas 2,6 milhões corresponderam a reembolsos aos contribuintes, acrescenta o gabinete.
Foram também emitidas 1,1 milhões notas de cobrança, num total de cerca de 2,3 mil milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).
Segundo o ministério liderado por Fernando Medina, "o prazo médio de pagamento de todos os reembolsos efetuados por transferência bancária está nos 18,9 dias".
Já os contribuintes que entregaram o IRS Automático "beneficiaram de um prazo médio de pagamento de reembolso de 12,5 dias", indicam as Finanças, salientando que "ambos os prazos médios regressaram aos níveis pré-pandemia".