Estado de emergência. Todos os aeroportos nacionais encerrados durante a Páscoa
02-04-2020 - 18:49
 • Ricardo Vieira

Medida excecional tem como objetivo "evitar circulação de e fora de Portugal". Voos de carga, humanitários e de repatriamento, ou voos de Estado e militares são exceções.

Veja também:


Todos os aeroportos nacionais vão estar encerrados durante o período da Páscoa, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa. A medida é tomada no âmbito da renovação do estado de emergência, para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19 em Portugal.

"Iremos neste mesmo período, ter encerrados para o tráfego de passageiros todos os aeroportos nacionais."

"É uma medida excecional para evitar circulação de e fora de Portugal. A exceção são voos de carga, humanitários e repatriamento, ou voos de Estado e militares", explicou.

A medida está em vigor entre as 00h00 de quinta-feira, dia 9, e as 24h0 da segunda-feira, dia 13.

De quinta-feira Santa até ao Domingo de Páscoa, a circulação em Portugal vai estar limitada ao concelho de residência, anunciou também o primeiro-ministro.

"Não deve haver ajuntamentos de mais de cinco pessoas, salvo pessoa com laços familiares, como famílias numerosas", disse António Costa.

O chefe do Governo refere que, durante o estado de emergência, "há um momento particularmente crítico em que é fundamental restringir circulação".


António Costa em entrevista na Renascença esta sexta-feira. O primeiro-ministro responde às questões essenciais sobre a pandemia de novo coronavírus em Portugal a partir das 9h. As novas regras do estado de emergência, os apoios a empresas e instituições sociais, o Orçamento do Estado que entrou em vigor na quarta-feira e a reposta do sistema de saúde à pandemia, um mês depois da confirmação do primeiro caso detetado em Portugal. Questões que vai poder acompanhar em direto na emissão rádio, em vídeo no site e nas redes sociais da Renascença. Entrevista será conduzida pela editora de política da Renascença, Eunice Lourenço, no programa “As Três da Manhã”.