Veja também:
- Autárquicas em direto. Portugueses votam para a câmara e junta de freguesia
- Todas as notícias sobre as eleições autárquicas
- Marcelo apela ao voto nas autárquicas. Votar é mais importante do que nunca"
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, não compreende quem não for às urnas votar nas eleições autárquicas. Depois de ter votado em Molares, em Celorico de Basto, o Presidente recorda a importância das autarquias durante a pandemia e na recuperação da crise.
"Parece-me uma evidência que a grande lição de pandemia foi que foram as câmaras e as juntas que resolver os problemas na pandemia nas localidades. As pessoas perceberam como os autarcas são insubstituíveis. Agora com a crise económica e social, não vir votar é difícil de entender. Já não há o temor e o receio da pandemia, as pessoas perderem a ocasião de escolherem aqueles que vão estar perto delas, como estiveram na pandemia, não faz sentido", disse.
O Presidente da República prossegue com uma crítica aos que não votam e não tira conclusões precipitadas dos números da afluência às urnas registado ào meio-dia, inferior ao de 2017.
"Ainda falta muito tempo até às 20h00. As pessoas que não fiquem em casa, seria muito estranho. Depois de tudo o que aconteceu, o empenho dos autarcas, de vários partidos e dos candidatos, que fizeram campanhas com muitas restrições. Foi muito difícil para todos", atira.
Marcelo recorda as eleições presidenciais, que decorreram em janeiro deste ano, no pico da pandemia: "Estavamos no pico nas presidenciais e agora não, não há razão para ter receio e para não perceber a importância deste voto. A parte significativa dos fundos europeus vai ser gasta nos próximos quatro anos, quem os vai gastar é escolhido hoje".
Merkel foi essencial
O Presidente da República comentou ainda as eleições na Alemanha, que decorrem também neste domingo, e o adeus da chanceler Angela Merkel.
"É devida uma palavra à chanceler, foi essencial na vida da Europa durante muitos anos. Foi decisiva. A formação do governo da Alemanha demora muito tempo, deverá ficar em funções mais uns tempos, mas hoje é escolhido o seu sucessor, que é determinante para a Europa", atira.
As eleições autárquicas para os três órgãos concelhios - Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia - realizam-se no domingo, dia 26 de setembro.
As urnas encerram às 20h em Portugal Continental e às 20h nos Açores.