BE anuncia voto contra o Orçamento do Estado para 2025
16-07-2024 - 18:33
 • Ricardo Vieira

"É um Orçamento de desigualdades, que tira recursos debaixo para entregar em cima sem resolver nenhum dos problemas do país", argumenta Mariana Mortágua.

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, anunciou esta terça-feira voto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

"É um Orçamento de desigualdades, que tira recursos debaixo para entregar em cima sem resolver nenhum dos problemas do país", argumenta Mariana Mortágua.

A líder do Bloco de Esquerda não compreende "como é que este Orçamento, esta política, este rumo pode ser caucionada por partidos que dizem rejeitar esse caminho de direita para o país".

O primeiro-ministro vai receber os partidos na sexta-feira para discutir o Orçamento do Estado. Os encontros já constam da agenda de Luís Montenegro para dia 19.

As reuniões com todos os partidos com assento parlamentar vão decorrer na residência oficial, em São Bento e começam a partir das 10H00 com o PAN, seguindo-se Livre, PCP, BE, IL, Chega, PS e, por último, uma reunião conjunta com PSD e CDS-PP às 18h30.

O PS decidiu na segunda-feira mandatar o secretário-geral, Pedro Nuno Santos, para iniciar um processo de diálogo com o Governo sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

O dirigente nacional Marcos Perestrello diz que o PS não parte para eventuais negociações estabelecendo "linhas vermelhas" e lembra que cabe à AD fazer aprovar o documento.

O líder socialista, Pedro Nuno Santos, recorda que a iniciativa nas negociações do Orçamento do Estado para 2025 é do Governo. “O Orçamento não é feito nem apresentado por nós. Este mandato é para gerirmos o processo orçamental. A iniciativa tem de ser de quem tem constitucionalmente a obrigação de fazer, primeiro, e depois de apresentar um Orçamento”, sublinhou no final da Comissão Política.