Veja também:
- Quanto pode poupar no mercado regulado de gás? Governo fez as contas
- Aumento no Gás. Como posso mudar de mercado de energia?
A fatura de gás dos clientes da Galp vai aumentar cerca de oito euros a partir de outubro, anunciou esta terça-feira a empresa.
"Face à volatilidade do mercado e ao respetivo aumento do custo do gás, a Galp irá proceder a uma atualização do preço final de gás natural no dia 1 de outubro", avança à Renascença fonte oficial da Galp.
"O novo preço reflete o aumento do respetivo custo de aquisição em linha com a evolução do preço deste produto no mercado internacional. O aumento em causa rondará os €8 para o escalão mais representativo de clientes da Galp", sublinha a empresa.
A Galp reconhece "o impacto que o atual contexto do mercado está a provocar na fatura dos seus clientes e recorda que a oferta integrada que coloca à disposição dos seus clientes".
A empresa refere que os "descontos em todas as formas de energia e benefícios na rede de parceiros" permitem "níveis de poupança mensais que contribuem para compensar os aumentos agora anunciados".
"A título de exemplo, os clientes com oferta integrada de gás e eletricidade com potências/escalões mais representativos podem beneficiar, em média, de um desconto mensal de 29 euros (350€/ano), consoante o consumo anual de combustível", argumenta a Galp.
A Galp é o mais recente operador do mercado liberalizado de gás natural a anunciar aumentos.
Na semana passada, a EDP Comercial revelou que vai aumentar o preço do gás às famílias em média 30 euros mensais, mais taxas e impostos, a partir de outubro, devido à escalada de preços nos mercados internacionais e após um ano sem atualizações.
A Goldenergy também avança com um aumento médio do preço gás de seis euros para a maioria dos clientes, a partir de outubro.
Para mitigar os aumentos anunciados, o Governo vai permitir o regresso de famílias e pequenos negócios ao mercado regulado de gás natural.