O secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou um apelo global para que se protejam mulheres e crianças que, nesta altura, estão em isolamento e que podem ser alvos de violência doméstica.
O apelo foi deixado por Guterres num vídeo publicado na sua conta da rede social Twitter, na madrugada desta segunda-feira. “Apelo ao fim da violência em todo o lado, agora, mas a violência não está confinada aos campos de batalha. Para muitas mulheres e raparigas, a ameaça maior paira onde se deviam sentir seguras: nas suas próprias casas. Portanto, faço hoje um novo apelo pela paz em casa – dentro de casa – por todo o mundo”, pediu.
O secretário-geral da ONU solicita a criação de "sistemas de alerta de emergência em farmácias e supermercados", os únicos locais que permanecem abertos em muitos países, para que as mulheres possam pedir ajuda de maneira segura, sem alertar os agressores.
“Nas últimas semanas, enquanto pressões sociais e económicas e o medo aumentam, assistimos a um surto global horrendo de violência doméstica. Em alguns países, o número de mulheres que ligaram para as linhas de apoio duplicaram. Ao mesmo tempo, profissionais de saúde e polícia estão assoberbados e com falta de pessoal. Grupos de apoio locais estão paralisados ou sem fundos monetários. Alguns abrigos para a violência doméstica estão fechados, outros estão cheios”.
António Guterres pediu aos governos do mundo para aumentarem “o investimento em serviços online e organizações sociais civis. Garantir que a Justiça continue a condenar agressores. Declarar abrigos como serviços essenciais e criar formas seguras para as mulheres procurarem ajuda.”