Um grupo de alunos do Instituto Politécnico de Leiria, em especial os novos estudantes das três escolas de ensino superior da cidade, vai limpar muros e paredes vandalizados, na terça-feira.
A acção "Pintar Leiria", iniciativa que está integrada na "Leiria Cidade do Estudante - Programa de recepção aos alunos caloiros" tem início às 10h30, com ponto de encontro no Parque do Avião.
Segundo uma nota de imprensa do município de Leiria, o primeiro dia desta iniciativa de intervenção cívica será dedicado à eliminação de actos de vandalismo no Percurso Polis.
Com a participação de cerca de uma centena de alunos, em especial caloiros, a iniciativa, que consiste na requalificação do espaço público com eliminação de actos de vandalismo em muros e paredes da cidade, parte de um desafio lançado aos estudantes pela Câmara de Leiria.
Na quinta-feira, a acção repete-se com limpeza de algumas paredes na cidade e, na sexta-feira, no edifício da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria.
Os espaços intervencionados ficarão assinalados com a aplicação de um “stencil” da autoria do artista Ricardo Romero.
Esta acção faz parte do programa de recepção aos novos alunos do ensino superior de Leiria, com um programa de actividades lúdicas, desportivas, culturais e solidárias, com o objectivo de facilitar o processo de integração na cidade e na comunidade estudantil, refere ainda a nota de imprensa do Município.
"A "Leiria Cidade do Estudante - Programa de recepção aos alunos caloiros" tem como objectivo promover e valorizar a sua integração tanto a nível escolar, como social, dando-lhes a conhecer, numa perspectiva positiva e informal, a cidade e as pessoas."
Até sábado realiza-se a Semana da Recepção ao Caloiro, estando o tradicional Baptismo do Caloiro agendado para quarta-feira.