Tonga continua a receber ajuda humanitária. EUA doaram mais 2,22 milhões
26-01-2022 - 09:33
 • Sofia Freitas Moreira com Reuters

A erupção do vulcão desencadeou um tsunami que destruiu aldeias e resorts e derrubou as comunicações no país com cerca de 105 mil cidadãos. Até ao momento, três pessoas morreram.

Ajuda humanitária continua a chegar ao Tonga, dias após uma erupção vulcânica e um tsunami terem devastado o arquipélago do Pacífico. Segundo a Cruz Vermelha, as limpezas que decorreram no aeroporto, que se encontrava coberto de cinzas, fizeram com que os aviões conseguissem voltar a aterrar em segurança.

Segundo a agência Reuters, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) disse que, com os abastecimentos adicionais, o seu pessoal e voluntários têm conseguido intensificar as entregas de água potável e a criação de abrigos nas ilhas do país.

"Esta catástrofe abalou o povo do Tonga como nada que tenhamos visto na nossa vida", disse Sione Taumoefolau, secretária-geral da Cruz Vermelha do Tonga, numa declaração. "O tsunami dizimou casas e aldeias, mas nós já estamos a reconstruir no meio das cinzas".

A Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) avançou que os Estados Unidos doaram mais 2,22 milhões de euros (2,5 milhões de dólares) em assistência humanitária.

O governo australiano disse, esta quarta-feira, que vai doar mais 1,3 milhões de euros (1,43 milhões de dólares) em financiamento humanitário ao Tonga, elevando o compromisso da Austrália até à data para 3 milhões de dólares.

Surto de Covid-19 no país “seria catastrófico”

A Austrália tem ajudado o país, também, através da restauração da energia e das comunicações, e do armazenamento e entrega de equipamentos de socorro.

Um navio de guerra australiano chegou ao Tonga na quarta-feira à noite, entregando ajuda sem contacto humano depois de terem sido registados, entre a tripulação, cerca de 29 de casos de Covid-19.

"O navio está a executar uma entrega, totalmente sem contacto, de ajuda humanitária e de material de socorro em caso de catástrofe", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Marise Payne, o ministro da Defesa, Peter Dutton, e o ministro do Desenvolvimento Internacional e do Pacífico, Zed Seselja, numa declaração conjunta.

As Nações Unidas, a Cruz Vermelha e outras agências de assistência terrestre no Tonga advertiram que um surto de Covid-19 na ilha seria catastrófico neste momento.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai desencadeou um tsunami que destruiu aldeias e resorts e derrubou as comunicações no país com cerca de 105 mil cidadãos. Até ao momento, três pessoas foram dadas como mortas, disseram as autoridades.