António Vieira Monteiro estaria internado hospital Curry Cabral, em Lisboa, na sequência da infeção. Ao que tudo indica é a segunda vítima mortal por Covid-19, segundo uma informação apurada pela Renascença junto de fontes próximas, que ainda aguarda anúncio oficial pela Direção Geral da Saúde.
O Santander apenas confirma o falecimento de Vieira Monteiro, que esteve há algum tempo em Itália, numa estância de Ski.
Até esta quarta-feira, Portugal tinha registado uma morte devido ao novo coronavírus, um homem com mais de 80 anos que estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Vieira Monteiro era chairman do banco Santander Totta desde início de 2019, depois de ter ocupado o lugar de presidente executivo (CEO) entre 2012 e o ano passado, cargo em que foi substituído pelo atual presidente, Pedro Castro Almeida.
Quando abandonou a liderança executiva do Santander Totta, Vieira Monteiro, considerou que deixava o cargo com o banco "preparado para continuar a enfrentar o futuro" e salientando que quando assumiu a liderança a instituição "não era quase nada".
Na mesma altura, Vieira Monteiro apontou ainda a "aposta calculada" nas empresas como um dos fatores do sucesso da instituição.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 198.000 pessoas, das quais mais de 7.900 morreram e 82.000 recuperaram.
O surto começou em dezembro na China, que regista a maioria dos casos, e espalhou-se entretanto por mais de 145 países e territórios. Na Europa há mais 67.000 infetados e pelo menos 2.684 mortos, a maioria dos quais em Itália, Espanha e França.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.