Concerto gratuito só com música portuguesa na Igreja de São Domingos
13-12-2024 - 11:30
 • Maria João Costa

Dia 19, a igreja de São Domingos, em Lisboa, recebe às 20h o Coro de Câmara Lisboa Cantat com a direção musical de Jorge Carvalho Alves. O espetáculo organizado pelo Instituto Superior Técnico e pela associação Ópera na Academia e na Cidade oferece um reportório só com compositores portugueses

Já na próxima quinta-feira, dia 19, a igreja de São Domingos, em Lisboa recebe às 20h00 o Coro de Câmara Lisboa Cantat com a direção musical de Jorge Carvalho Alves. Este é um concerto organizado pelo Instituto Superior Técnico e pela associação Ópera na Academia e na Cidade

O presidente da associação, João Seixas, explica à Renascença que estes concertos que já organizam há alguns anos pretende explorar as mais valias que a cultura, e em particular a música, podem dar a quem estuda ciências exatas, como os alunos do Instituto Superior Técnico

“Muita gente tem a sensação de que um engenheiro, um físico, um matemático, são pessoas que a única coisa que fazem é contas. Eles ligam-se à sociedade e, portanto, convém que tenham uma formação muito alargada e humanística”, aponta João Seixas ao programa Ensaio Geral.

Segundo este organizador “só dessa forma temos engenheiros que são capazes de fazer outras coisas, que não a simples engenharia”. Na opinião de João Seixas, estes concertos dão “aos estudantes essa capacidade de abrir os seus horizontes para outros campos”.

O concerto de dia 19 tem uma particularidade. Contará com um reportório apenas por compositores portugueses. João Seixas indica que era algo que há muito queriam fazer.

“Nem sempre era fácil”, desabafa, mas “uma parceria com o Coro Lisboa Cantat” permitiu o programa com que se apresentam na Igreja de São Domingos, “um cenário perfeito” e com “uma ótima acústica”, considera Seixas.

“É uma coisa muito importante, porque queremos de facto, promover a música portuguesa. E neste caso teremos desde Pedro de Cristo, até Eurico Carrapatoso”, indica João Seixas.

“É um concerto muito variado, sempre com a temática de Natal, obviamente, mas será um concerto dedicado exclusivamente a autores portugueses. Do ponto de vista estritamente pedagógico muitos dos nossos alunos não conhecem os autores portugueses e, por isso, nós insistimos em ter este concerto puramente dedicado a autores portugueses”.

Serão interpretadas obras de Pedro de Cristo, Gaspar Fernandes, Lopes Graça e Eurico Carrapatoso, num concerto com entrada gratuita.