Três equipas internacionais de socorro já estão em Marrocos
10-09-2023 - 17:25
 • Fátima Casanova , Marta Pedreira Mixão

Esta segunda-feira deverá chegar a Marrocos uma equipa da Jordânia.

Três equipas internacionais de socorro já estão em Marrocos para ajudar nas operações de resgate, avançou em declarações à Renascença Manuel Velloso, ex-diretor Nacional de Operações da Proteção Civil e presidente da ANAFS - Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias. Segundo o especialista, há mais equipas a caminho mas, neste momento, três já se encontram no terreno.

"As equipas que já estão em Marrocos são a equipa espanhola, a UME, os israelitas, uma equipa da Tunísia e está a caminho, penso que chegarão hoje à noite, uma equipa do Qatar", afirmou o ex-diretor.

Esta segunda-feira deverá chegar a Marrocos uma equipa da Jordânia. Todas certificadas pela estrutura da agencia das nações unidas que trata das grandes catástrofes.
Em Portugal, também está pronta a seguir viagem uma equipa da ANAFS - Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias.
Manuel Velloso admite que muitas outras podem estar a entrar em Marrocos, sem ser através dos canais oficiais.

"Pode haver equipas que estão a entrar em Marrocos, mas que não vêm através de canais oficiais. A ANAFS tem uma equipa, em conjunto com a congénere espanhola, para ir para Marrocos. Mas não vamos enquanto não houver autorização para entrar", explicou.

O número de mortos na sequência do sismo em Marrocos aumentou para 2.122, enquanto o número feridos subiu para 2.421, segundo a televisão estatal do país.

Até ao momento, não há registo de vítimas mortais portuguesas.

O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registou a magnitude do sismo em 6,8.

[Em atualização]