O bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, pediu esta terça-feira às autoridades portuguesas que prestem auxílio nas operações de resgate, busca e salvamento após os sismos na Turquia e Síria.
“Às vezes pode parecer que, se mudarmos o canal da televisão, a situação muda. Mas não muda. São as vidas das pessoas que continuam em risco. Aqui queremos enviar uma mensagem de solidariedade, ecuménica e interreligiosa, para os irmãos e irmãs que sofrem”, disse, durante uma cerimónia de homenagem aos bombeiros e forças armadas em Lisboa.
D. Américo Aguiar falou ainda das vítimas que estão soterradas nos escombros e realçou a necessidade de enviar ajuda para a região.
Na cerimónia, na sede da Liga dos Bombeiros, em Lisboa, o bispo auxiliar diz estar em “comunhão com quem sofre, mas também com quem socorre”.
Os sismos que abalaram as regiões do sul da Turquia e norte da Síria na madrugada e manhã desta segunda-feira já fizeram mais de cinco mil mortos e a ONU aponta que número de vítimas mortais pode chegar aos 20 mil.
Até ao momento já foram resgatados dos escombros mais de oito mil pessoas.