Resposta à crise dos refugiados vai continuar a marcar a vida da UE
26-10-2015 - 23:57
 • Anabela Góis

Às segundas-feiras, antecipamos a agenda europeia dos próximos dias. A semana vai ficar marcada pelo drama dos refugiados e hoje, o tema é discutido numa reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros e volta a fazer parte do principal debate da sessão plenária do Parlamento Europeu, que hoje começa em Estrasburgo.

No dia seguinte à mini cimeira, de ontem, em Bruxelas, onde se discutiram os fluxos migratórios ao longo dos Balcãs Ocidentais, a resposta à crise de refugiados vai estar no centro das preocupações dos Eurodeputados. É, de resto, o tema do principal debate da sessão plenária do Parlamento Europeu, que decorre entre hoje e quinta-feira em Estrasburgo.

Amanhã de manhã, os eurodeputados contam com as presenças dos presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, com quem vão debater os resultados das mais recentes cimeiras – de 15 de Outubro e a reunião de líderes de ontem - bem como a próxima, que juntará líderes europeus e africanos a 11 e 12 de Novembro em La Valetta.

A cooperação com a Turquia, a situação dos refugiados, a recolocação na União Europeia das pessoas que necessitam de protecção internacional e o regresso das que não se qualificam, os fundos e a gestão das fronteiras serão alguns dos assuntos abordados no debate no hemiciclo de Estrasburgo.

No dia em que tem início a sessão plenária do Parlamento de Estrasburgo. O Luxemburgo acolhe uma nova reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28.

Na agenda dos chefes de diplomacia da União Europeia também consta uma discussão sobre migrações, refugiados e desenvolvimento. As atenções vão estar focadas no papel que a cooperação para o desenvolvimento pode ter para ajudar a Europa e países parceiros a enfrentar os atuais desafios.

Também no Luxemburgo, os ministros do Ambiente dos 28 vão estar reunidos hoje. Na agenda está o escândalo Volkswagen e formas de garantir que os testes às emissões de gases poluentes são mais eficazes. Na quarta-feira, peritos dos ministérios dos Transportes nacionais devem votar uma nova proposta da Comissão Europeia sobre os chamados procedimentos de testes de emissões reais de condução. Esta proposta determina a partir de quando é que os testes durante a condução real (e não em laboratório) passam a ser decisivos para a aprovação de novos carros.

A Alta Representante para Política Externa, Federica Mogherini, recebe o presidente da Autoridade palestiniana, Mahmoud Abbas, que está de visita a Bruxelas.

Valdis Dombrovskis, vice-Presidente da Comissão Europeia, iniciou hoje uma visita à Grécia, para discutir com os ministros das Finanças e da Economia as últimas reformas acordadas, no âmbito do terceiro resgate ao país, no valor de 86 mil milhões de euros.

A convite do Presidente italiano, Cavaco Silva participa no encerramento do X encontro COTEC Europa, na quarta-feira. A reunião vai centrar-se na inovação e na investigação científica e tecnológica, instrumentos fundamentais com vista a estimular o renascer da indústria na Europa e conta com a presença de Carlos Moedas, Comissário Europeu para a ciência, inovação e tecnologia.

Na quinta-feira, é escolhido o Prémio Sakharov 2015 para a liberdade de expressão e direitos humanos. O bloguer saudita Raif Badawi, a Oposição Democrática da Venezuela e o político russo Boris Nemtsov, assassinado em Fevereiro deste ano, são os três finalistas. O laureado será escolhido no dia 29 pelo Presidente do Parlamento Europeu e pelos líderes dos grupos políticos. O prémio é entregue, em Estrasburgo, em Dezembro.