A polícia francesa deteve vários homens e evitou um atentado no passado fim-de-semana, anunciou o ministro da Administração Interna, Bernard Cazeneuve.
Os detidos, sete, são indivíduos de origem francesa, marroquina e afegã com idades entre os 29 e os 37 anos. Um dos detidos é um marroquino a viver em Aveiro, informou a Polícia Judiciária em comunicado.
As detenções ocorreram em Marselha (dois homens) e em Estrasburgo – cidade onde, na sexta-feira, deverá começar um dos maiores e mais antigos mercados de Natal do mundo, que atrai cerca de dois milhões de pessoas.
O ministro da Administração Interna afirmou que seis dos detidos eram desconhecidos dos serviços secretos franceses, enquanto um cidadão marroquino estava assinalado por um país parceiro.
A operação policial decorre de uma investigação que durava há oito meses e foi posta em prática de urgência, "com base em indícios sérios" de que um novo atentado estaria a ser preparado para o passado fim-de-semana.
Bernard Cazeneuve não avançou, contudo, qualquer informação sobre o alvo do atentado.
A França assinalou, este ano, um ano sobre os atentados de Paris, ocorridos na noite de 13 de Novembro de 2015 na sala de espectáculos Bataclan e no Estádio de França, na região de Saint-Denis, nos quais morreram 130 pessoas.
[Notícia actualizada às 17h16]