O Príncipe Harry de Inglaterra visitou um campo de minas nos arredores de Dirico, uma cidade na província de Cuando Cubango, em Angola, esta sexta-feira. As fotos da visita desta sexta-feira mostram que vestia um colete e na cabeça tinha uma viseira protetora - uma imagem semelhante à sua mãe, a princesa Diana, há mais de 20 anos.
O neto da Rainha Isabel II e sexto na linhagem ao trono britânico detonou remotamente uma mina numa explosão controlada. Na mesma ocasião, aproveitou para conhecer membros da comunidade local.
"Este campo minado, aqui no Parque Nacional Luengue-Luiana, é o primeiro de 153 que será limpo nos dois parques nacionais do sudeste de Angola", disse Harry na sua intervenção.
O governo angolano prometeu 55 milhões de euros (60 milhões de dólares) à iniciativa, com a instituição de caridade britânica HALO Trust a apoiar o trabalho.
"Mais tarde vou visitar Huambo para ver o local onde a minha mãe atravessou um campo minado em 1997. A segunda cidade de Angola está agora segura", acrescentou Harry.
As fotos de Diana usando equipamentos de proteção enquanto caminhava entre sinais vermelhos de caveiras no Huambo arrecadaram publicidade para o HALO Trust, já na altura limpava minas deixadas durante a guerra civil de Angola.
As imagens foram divulgadas alguns meses antes da sua morte em Paris, num acidente de carro.
A visita de Harry a Angola faz parte de uma viagem ao sul da África, onde está acompanhado pela sua esposa Meghan e o seu filho de quatro meses, Archie. A primeira deslocação real internacional da família começou na África do Sul, na segunda-feira.