Veja também:
O suíço Alex Wilson foi suspenso provisoriamente por violação das regras de doping e vai falhar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, anunciou esta quarta-feira a Federação Suíça de Atletismo.
O "sprinter", de 30 anos, testou positivo à trembolona, um esteróide, a 15 de março, o que levou a Unidade de Integridade do Atletismo (UIA) a suspendê-lo à última hora, pela primeira vez na carreira. Wilson alega que foi infetado por carne de vaca num restaurante nos Estados Unidos.
Uma explicação que a Justiça suíça aceitou, levantando a suspensão. No entanto, a UIA recorreu e, quatro meses depois, o Tribunal Arbitral do Desporto decidiu a favor da agência antidoping e repôs a suspensão, ainda que de forma provisória. Alex Wilson arrisca uma pena pesada.
A 18 de julho, Alex Wilson correu 9.84 nos EUA e bateu o recorde da Europa dos 100 metros, superando os 9.86 segundos do português Francis Obikwelu (Atenas 2004) e do francês Jimmy Vicaut (2015 e 2016). Contudo, a marca não foi homologada, por problemas com o cronómetro da prova. Até aí, o recorde pessoal do suíço era de 10.08 segundos.