O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou esta quinta-feira a mobilização geral da população sujeita a “recrutamento militar e reservistas” para combater a invasão russa no país, iniciada na madrugada de quinta-feira.
Enquanto isso, “é proibido aos homens de 18 a 60 anos, cidadãos ucranianos, de deixar as fronteiras da Ucrânia”, segundo o Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado.
“Este regulamento permanecerá em vigor durante o período do regime jurídico da lei marcial. Pedimos aos cidadãos que levem em consideração essas informações”, avisou.
Segundo o decreto publicado no ‘site’ da presidência ucraniana, a medida abrange todas as pessoas sujeitas a “recrutamento militar e reservistas” e será aplicada dentro de 90 dias em todas as regiões da Ucrânia.
A Rússia lançou hoje de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.