Mais dois ciclistas deixam pelotão da Volta a Portugal em bicicleta na véspera do arranque da prova. Luís Mendonça, da Glassdrive, e João Benta, da Efapel, estão fora lista de inscritos da prova.
Os dois corredores constavam na primeira lista enviada pela organização, mas foram, entretanto, afastados pelas respetivas equipas.
Não tendo sido ainda divulgados os motivos oficiais para os afastamentos, sabe-se que Luís Mendonça foi um dos atletas visados pela operação levada a cabo, esta terça-feira, pela Polícia Judiciária.
Mendonça é rendido na Glassdrive pelo jovem Afonso Eulálio.
Já na Efapel, que esta terça-feira já tinha trocado Francisco Campos por Francisco Guerreiro, agora João Benta é rendido por Pedro Andrade.
A Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas, por suspeita de uso de doping, em várias equipas de ciclismo.
Após as notícias do afastamento, os dois ciclistas reagiram. No caso de João Benta, da Efapel, foi o próprio a garantir que não é arguido no processo anti-doping, estranhando o timing das buscas à sua residência.
Quanto a Luís Mendonça, da GlassDrive, também visado pelas autoridades, foi a equipa a sair em defesa do ciclista, assegurando que o afastamento visa "tentar manter o foco e “proteger a imagem" antes do arranque da corrida. Mendonça não está suspenso e mantém o contrato até 2024, diz a GlassDrive.
[atualizado às 22h55]