A defesa Diana Gomes está em dúvida para a estreia da seleção nacional feminina na Liga das Nações. Para além da baixa confirmada de Joana Martins, já dispensada por lesão, Francisco Neto tem agora nova dor de cabeça.
Na primeira de duas sessões de treino do dia, Francisco Neto contou com 24 jogadoras, entre as quais as Sierra Cota-Yard, Bruna Lourenço, Andreia Faria, Ana Dias e Nádia Gomes, todas "caras novas" face ao grupo que esteve no último Mundial, realizado na Austrália e Nova Zelândia.
O grupo esteve todo à disposição do selecionador nacional, com exceção de Diana Gomes, que, depois de uma primeira fase de corrida ligeira no relvado, treinou à parte com a preparadora física da equipa técnica nacional.
Na primeira parte do treino, as jogadoras fizeram alguns exercícios de circulação de bola e, depois, Francisco Neto dividiu o grupo para um jogo em campo reduzido, sempre com indicações para pressão alta e acerto no passe.
Portugal está inserido no Grupo 2 da Liga A da Liga das Nações e na sexta-feira defronta a França, no Stade du Hainaut, na cidade de Valenciennes. Quatro dias depois, a equipa das "quinas" recebe a Noruega, no Estádio Cidade de Barcelos.
Estes são os primeiros encontros da seleção nacional após a primeira participação num Campeonato do Mundo, na Austrália e na Nova Zelândia, onde Portugal foi afastado na fase de grupos.
A formação das "quinas" entrou com um desaire por 1-0 face aos Países Baixos, depois venceu o Vietname por 2-0 e, a fechar, empatou a zero com os Estados Unidos, num jogo em que, sobre o final, Ana Capeta atirou uma bola ao "ferro" - o triunfo valeria a Portugal um lugar nos oitavos de final.