Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Tom Moore, um veterano inglês da Segunda Guerra Mundial, conseguiu angarariar mais de 30 milhões de libras - mais de 35 milhões de euros - para doar ao Serviço Nacional de Saúde britânico no combate à Covid-19, com uma campanha de angarianção de fundos no âmbito do seu 100º aniversário.
A 6 de abril, o "Capitão Tom", como é conhecido, lançou a campanha com o objetivo de angariar mil libras. O veterano comprometeu-se a dar 100 voltas ao seu jardim, dez por dia, com a ajuda de um andarilho.
A meta das mil libras foi atingida em apenas quatro dias. O alvo foi alargado para cinco mil, depois 500 mil e aumentou progressivamente à medida que a campanha ganhou mediatismo.
Moore fez a sua última caminhada de dez voltas a 16 de abril, com uma guarda de honra de um batalhão do exército britânico.
O capitão cumpre, esta quinta-feira, 100 anos de vida, e a campanha já angariou mais de 30 milhões de libras para ajudar ao combate à Covid-19.
O registo é um novo recorde do Guiness como o valor mais alto de sempre angariado através de uma caminhada. De acordo com as estatísticas, mais de 1.4 milhões de pessoas efetuaram doações.
Quando a angariação de fundos atingiu a marca dos cinco milhões, Moore explicou os motivos que o levaram a começar o movimento.
"Todos no Sistema Nacional de Saúde merecem tudo o que for possível dar. São todos tão corajosos. Por causa de todas as manhãs e todas as noites em que se colocam à fronto do perigo, é precioso mostrar todo o reconhecimento. Estamos numa espécie de guerra, mas são os médicos e os enfermeiros que estão na fila da frente", afirmou à BBC News, a 16 de abril.
Homenagem da Raínha e do primeiro-ministro
Tom Moore tornou-se um herói no Reino Unido e o dia do seu centésimo aniversário foi celebrado com pompa e circunstância.
O veterano foi promovido a coronel, teve direito a uma homenagem com aviões militares a sobrevoar a sua residência, foi-lhe novamente atribuída a sua medalha de honra da Segunda Guerra Mundial, que teria perdido, e recebeu uma mensagem da Raínha e do primeiro-ministro Boris Johnson.
O agora "Coronel Tom" recebeu mais de 125 mil cartas a desejar-lhe os parabéns."Nunca esperei que me fosse acontecer algo assim na minha vida, é verdadeiramente fantástico, obrigado a todos, onde quer que estejam", afirmou, à BBC.
Boris Johnson agradeceu ao veterano, que considera que "animou toda a nação" para o combate contra a pandemia da Covid-19.
"Sei que falo por todo o país quando lhe desejo um feliz centésimo aniversário. Os seus esforços heróicos levantaram os ânimos de toda a nação", afirmou.
A Raínha Isabel II também enviou uma mensagem ao veterano, através de um cartão de parabéns: "Fiquei muito cativada pela angariação dos fundos para o nosso SNS nesta altura difícil. Muitos parabéns e as maiores felicidades nesta data tão especial", disse a monarca, de 94 anos.
Tom Moore tornou-se ainda a pessoa mais velha de sempre a chegar ao primeiro lugar ao topo dos singles musicais no Reino Unido. Quando alcançou a volta número 100, o cantor Michael Ball cantou a icónica música britânica "You'll Never Walk Alone", dedicada ao veterano.