A Coreia do Norte efetuou com sucesso um teste com um novo "míssil de cruzeiro de longo alcance", durante este fim de semana, anunciou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.
Os disparos do teste decorreram na presença de altos responsáveis norte-coreanos e os mísseis percorreram uma trajetória de 1.500 quilómetros, antes de atingirem o alvo, não especificado.
Várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de prosseguir os seis programas de armamento nuclear e de mísseis balísticos.
Apesar das múltiplas sanções internacionais, o país tem reforçado nos últimos anos as suas capacidades militares sob a direção de Kim Jong-un.
O Pentágono avançou, esta segunda-feira, que o lançamento representa "uma ameaça" aos países vizinhos e à comunidade internacional.
"Esta atividade sublinha o desenvolvimento contínuo do programa nuclear da Coreia do Norte e as ameaças que isso representa para os vizinhos e para a comunidade internacional", disse a mesma fonte, em comunicado.
Esta foi a primeira atividade de teste conhecida da Coréia do Norte desde março, quando lançou um novo míssil tático de curto alcance.