A aldeia de Ortiga, no concelho de Mação, é esta noite a grande preocupação dos bombeiros, que tentam impedir que as chamas atinjam as habitações, disse à Lusa o presidente da autarquia, Vasco Estrela.
Em declarações à agência Lusa, pelas 22h45, o presidente da Câmara Municipal de Mação referiu que a situação no concelho, em termos de incêndios, "está longe de estar resolvida ou controlada", ainda que esteja "melhor do que aquela que se verificou durante o dia".
"Neste momento temos três frentes de fogo activas e a situação que mais nos preocupa é a de Ortiga. Durante a tarde tivemos de evacuar o parque de campismo de Ortiga [por precaução] e encaminhar as pessoas para a praia fluvial e agora à noite existem outras frentes que colocam a aldeia em risco. Existe um trabalho no terreno para evitar que o fogo não ameace as casas", relatou o autarca.
Vasco Estrela ressalvou que a situação se encontra relativamente controlada no resto do concelho.
Pelas 22h40 o incêndio de Mação estava a ser combatido por 939 operacionais, apoiados por 282 viaturas, segundo informação divulgada pela página da Internet da Autoridade Nacional Protecção Civil (ANPC).