A linha de emergência 112 recebeu no ano passado mais de sete milhões de chamadas, para uma média de mais de 19 mil chamadas por dia.
No Dia Europeu do 112, a PSP revela que, destes contactos, cerca de 1,4 milhões foram registados como emergências, o que se traduz em mais de 116 mil ocorrências por mês - ou 3.821 por dia.
Estas desencadearam mais de 1,5 milhões de acionamentos de serviços de emergência no país.
“Em 2022 manteve-se a tendência para a grande maioria das chamadas, cerca de 75% do total de emergências registadas, visarem solicitar apoio em situações de doença ou trauma com risco de vida/necessidade imediata de assistência médica”, refere a PSP, indicando que o segundo maior motivo de chamada é o de "crimes em curso” e “sinistralidade rodoviária”.
A PSP indica que, à semelhança dos últimos anos, no ano passado não foram registados picos em função da sazonalidade mas sim em função de eventos, “como grandes incêndios rurais, sinistralidade rodoviária envolvendo diversos veículos, eventos naturais extremos como cheias”, exemplifica.