Marinha converte máscaras de mergulho para reforçar proteção contra Covid-19
19-04-2020 - 14:58
 • Renascença

Comando Naval inova no combate à pandemia do novo coronavírus, com adaptação de 40 máscaras de snorkel.

Veja também:


A Marinha desenvolveu um método de reconversão de máscaras de mergulho para proteção individual contra o novo coronavírus.

No site oficial, a Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) do Comando Naval explica o projeto de prototipagem rápida de reconversão de 40 máscaras de snorkel, para adaptação de um elemento filtrante de proteção". Para o efeito, foram utilizadas máscaras SUBEA Easybreth, "gentilmente cedidas" pela Decathlon.

"A reconversão destas máscaras é uma solução que também tem sido testada em países como a França, a Itália e a Espanha, e foi levada a cabo através da produção de um adaptador desenhado e construído por impressão 3D, para montagem de filtros médicos de proteção", lê-se.

Todas as máscaras foram entregues ao Centro de Medicina Naval, já "adaptadas para receberem filtros médicos normalizados", é indicado na mesma nota.

O modo de utilização, manuseamento e higienização está a ser avaliado no Centro de Triagem de Covid-19 do Centro de Medicina Naval.


Evolução da Covid-19 em Portugal