A transportadora ferroviária pública espanhola Renfe, homóloga da CP, não tem mais comboios disponíveis para alugar a Portugal, notícia o Público.
O porta-voz daquela empresa, Manuel Sempere, disse àquele jornal que “todos os comboios que temos estão em circulação e inclusivamente estamos com um plano de compra de material e não se contemplam outras opções”.
A mesma fonte reiterou que a Renfe não dispõe “de mais material para alugar, está tudo em circulação e até temos um plano para a compra de comboios”.
O ministro Pedro Marques havia anunciado em 27 de julho que "em articulação com as autoridades espanholas, vamos reforçar o aluguer de material circulante eléctrico e a diesel, para repor o mais depressa possível todas as condições de circulação nas nossas linhas regionais".
A CP está praticamente sem comboios a diesel, com as velhinhas UDD (Unidades Duplas Diesel) a avariarem quase todos os dias e imobilizadas em oficinas que não têm operários suficientes.
Anualmente, a CP paga sete milhões de euros pelo aluguer 20 de automotoras que terminava este ano, mas que vai ser prolongado.