O vídeo da campanha institucional do Parlamento Europeu "Usa o teu voto" foi visto cerca de 504 milhões de vezes, diz aquele organismo.
A curta metragem de quatro minutos tem como objetivo apelar ao voto nestas eleições europeias, que se realizam domingo dia 9 de junho em Portugal. No pequeno documentário, protagonizado por cidadãos europeus, avós passam o testemunho da democracia aos netos.
Contam histórias de opressão e guerra, fome e violência para explicar que a Democracia é um bem que tem de ser protegido.
Sob o lema "Usa o teu voto. Ou outros decidirão por ti", o vídeo - disponibilizado online - tem várias versões a pensar nas redes sociais, numa eleição onde os jovens de alguns países europeus vão poder votar pela primeira vez.
Este vídeo não está só disponível nos canais de streaming e nas redes sociais, mas também foi distribuído em cinemas, canais de televisão europeus e até estádios de futebol. Os números registados incluem todos os diferentes formatos de vídeo: curta metragem documental e excertos concebidos para as redes sociais de 30, 15 e 6 segundos.
Através do lema "Usa o teu voto. Ou os outros decidiram por ti", esta fase da campanha institucional do Parlamento Europeu tenciona sensibilizar os cidadãos da União Europeia para a importância de votar.