Votar "é um redobrado dever de consciência". É esta a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa que, numa mensagem enviada às redações e transmitida na RTP, vez um apelo "veemente" ao voto.
Segundo o Presidente, votar amanhã é "mais importante do que nunca", voto esse inserido no contexto pandémico. "Por memória deste ano e meio que não esqueceremos. Por vontade de sair da crise definitivamente e de recomeçar a viver a vida a que todos temos direito", disse.
Na véspera das eleições autárquicas que se disputam este domingo em 308 concelhos, o Presidente da República começou a mensagem a recordar a pandemia que afetou este sufrágio, assim como as eleições presidenciais de janeiro.
"As restrições permaneciam quando as eleições foram convocadas, em julho, e as candidaturas apresentadas, em agosto. E muitas dessas restrições duraram até à própria campanha eleitoral, em setembro", recordou Marcelo, que elogiou quem se candidatou nestas condições. "Para a coragem cívica de todas e de todos que se empenharam em longas e difíceis campanhas, vai o nosso acrescido reconhecimento".
Marcelo Rebelo de Sousa também elogiou o papel dos autarcas durante a pandemia dos últimos 18 meses, agradecendo "o sentido de sacrifício dos autarcas de todas as sensibilidades".
"Foram excecionais a acorrer a casos dramáticos, tantas vezes sem meios, sem tempo, para tamanhas urgências. Em casas, em lares, em escolas, em locais de trabalho e em unidades de saúde. Descobriram material de proteção sanitária, testes, ventiladores, improvisaram espaços de isolamento profilático, serenaram emigrantes, ajudaram infetados, apoiaram desempregados e insolventes, choraram mortos e deram força a vivos", enumerou o Presidente.
Concluiu Marcelo que "é isto ser-se autarca numa crise, na saúde, na economia e na sociedade".
As eleições autárquicas para os três órgãos concelhios - Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia - realizam-se no domingo, dia 26 de setembro.
As urnas encerram às 20h em Portugal Continental e às 20h nos Açores.