PJ desmantela um dos maiores laboratórios de droga na Europa
05-12-2024 - 09:05
 • João Malheiro com Lusa

Operação Pacoba culminou com a detenção de sete homens e 1.500 quilos de cocaína apreendidos.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ter desmantelado um dos maiores laboratórios de droga na Europa.

Em comunicado, a força de autoridade aponta a detenção de sete homens e a apreensão de 1.500 quilos de cocaína, naquele que foi o "desmantelamento do maior laboratório industrial de extração, transformação e empacotamento de cocaína detetado em Portugal e um dos maiores a nível europeu".

A PJ esclarece que dos sete suspeitos, quatro são portugueses, dois são colombianos e um é marroquino.

Foi, igualmente, desmantelado um grupo criminoso que se dedicava à introdução de cocaína no continente europeu.

"Em maio deste ano, a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ apreendeu um total de 986 quilos de cocaína, transportados num contentor marítimo proveniente da Colômbia e que entrou em território nacional através do Porto de Setúbal. No interior do contentor eram transportadas, como carga legal, cerca de 20 toneladas de bananas, encontrando-se a droga dissimulada no fundo das caixas de cartão onde a fruta vinha acondicionada", explica a nota enviada à imprensa.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 29 e os 56 anos, irão ser presentes à autoridade judiciária competente para efeitos de primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação. A PJ indica que as investigações prosseguem.

Quando os inspetores da Polícia Judiciária chegaram ao local apanharam três dos detidos em flagrante delito a trabalhar na "transformação da droga no laboratório".
A operação realizada esta semana surge na sequência da apreensão de quase mil quilos de cocaína, que chegaram a Portugal em maio num contentor marítimo proveniente da Colômbia.
O contentor entrou em território nacional através do Porto de Setúbal e trazia a droga escondida no fundo de caixas de cartão que transportavam cerca de 20 toneladas de bananas.
Segundo o responsável, desde dezembro do ano passado, a PJ já "detetou e desmantelou cinco laboratórios deste tipo em várias regiões do país", não existindo elementos que possam indicar que havia conexões entre as diferentes redes de narcotráfico.
A PJ contou com a colaboração das autoridades policiais e judiciárias da Colômbia (Polícia Nacional), Espanha (Polícia Nacional) e Estados Unidos (DEA - Drug Enforcement Administration, HSI - Homeland Security Investigations e CBP - Customs and Border Protection).