Neve manda alunos mais cedo para casa em Montalegre
24-11-2016 - 16:36
 • Olímpia Mairos

Os maiores constrangimentos registam-se na zona do Planalto da Mourela, no acesso às localidades de Pitões e de Tourém, e também na estrada da fronteira.

Os alunos do agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, foram mais cedo para casa, esta quinta-feira, suspende as actividades lectivas nos seus estabelecimentos de ensino devido à neve que cai com alguma intensidade no concelho.

“A neve está a cair com alguma intensidade”, diz à Renascença o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, indicando que “foram dadas instruções às escolas da necessidade de transportar todas as crianças para as suas casas, que é o que está a acontecer neste momento”.

Os maiores constrangimentos registam-se na zona do Planalto da Mourela, no acesso às localidades de Pitões e de Tourém, e também na estrada da fronteira com Espanha, que se encontra condicionada à circulação de veículos pesados.

A manter-se a queda de neve, o presidente da autarquia avança que “amanhã não haverá aulas em Montalegre”.

“Manda o bom senso que se aja com prudência e com precaução e que não arrisquemos a segurança das crianças, fazendo-as percorrer distâncias consideráveis, como infelizmente acontece no concelho de Montalegre, porque se trata de um concelho com a área da ilha da Madeira”, realça o autarca.

No terreno, estão os meios da proteção civil a efectuarem as operações de limpeza das estradas.

O concelho de Montalegre dispõe de cerca de uma dezena de veículos dos bombeiros, Câmara e de particulares, preparados para limpar a neve das estradas e também, se necessário, espalhar sal.

O município contratualiza com particulares a utilização de tractores, também com equipamento adaptado, que vão para as estradas ajudar nas operações de limpeza.