O ministro da Educação considera que um dos objectivos do Programa Nacional de Reformas é aumentar o sucesso escolar da população activa. Até 2020, Tiago Brandão Rodrigues pretende que 50% da população trabalhadora tenha o ensino secundário e 45% competências digitais.
O governante esclareceu, na sessão de abertura do encontro “Sucesso Escolar – Desafios e Soluções partilhadas entre escolas e autarquias”, que o cumprimento dos objectivos do Programa Nacional de Reformas apenas será possível com o compromisso e trabalho conjunto das escolas e autarquias.
Os portugueses poderão completar o ensino secundário através de cursos profissionais do programa “Qualifica”, lançado este mês, acrescentou o ministro. Conta-se com a educação e formação de 600 mil adultos até 2020 no âmbito deste programa.
Além do “Qualifica”, o Ministério da Educação vai dar recursos adicionais às escolas, para melhor conseguirem promover o “sucesso escolar e a equidade”. O motivo, explica Tiago Brandão Rodrigues, é o das comunidades conhecerem melhor “quais são as formas e as ferramentas” que necessitam.
O ministro considerou ainda que as comunidades educativas já identificam as suas “fortalezas” e se apoiam “no histórico de bem-fazer dessas comunidades”, reforçando que esta partilha das boas experiências entre as escolas é uma mais-valia.
Questionado sobre as dificuldades económicas poderem ser um obstáculo ao sucesso escolar de muitas crianças, o ministro da Educação garantiu que o Governo está a preparar “uma panóplia enorme de medidas” para que a educação se transforme no “único elevador social” e a “equidade seja parceira necessária do sucesso escolar”. Uma dessas medidas é a distribuição de manuais escolares para todas as crianças do primeiro ciclo, que vivam ambientes mais precários, a realizar já no próximo ano lectivo.
A sessão do encontro “Sucesso Escolar – Desafios e Soluções partilhadas entre escolas e autarquias” reuniu representantes de escolas, comunidades educativas e autarquias de todo o país na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.