Um incêndio que deflagou na zona de estacionamento do festival "Andanças", em castelo de Vide, obrigou, esta quarta-feira, à evacuação do recinto.
Segundo dados divulgados na página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o alerta foi dado às 15h00 e o combate às chamas mobilizava, às 16h00, cerca de 160 operacionais, com o apoio de 42 viaturas e quatro meios aéreos.
Fonte da organização disse à Lusa que o incêndio começou na zona do estacionamento que serve o festival e que arderam algumas viaturas.
Em declarações à RTP, o tenente-coronel Carlos Belchior, da GNR, relatou que "o foco de incêndio foi muito grande, mas manteve-se no parque de estacionamento e não atingiu o festival".
"Foi aconselhado às pessoas para se afastarem do local. Quando se percebeu o que estava a acontecer foi possível criar um perímetro de segurança, no parque de estacionamento", acrescentou.
De acordo com Carlos Belchior, não há danos pessoais a lamentar: "A informação que temos disponível não aponta para nenhum ferido."
O "Andanças" - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, concelho de Castelo de Vide.
Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes.
[notícia actualizada às 16h45, com declarações do tenente-coronel Carlos Belchior, da GNR]