A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, anunciou esta quarta-feira que o partido vai apresentar um projeto-lei sobre habitação, para limitar o aumento das rendas.
Desta forma, indica Mortágua, o Bloco substitui-se ao Governo em matéria de habitação, quando o Parlamento se prepara para voltar a debater o pacote Mais Habitação do Governo após o veto de Marcelo Rebelo de Sousa.
"Se o Governo não faz o seu trabalho, o Bloco de Esquerda está aqui para fazer o óbvio. As rendas em 2024 têm de ser limitadas", defende a coordenadora do BE.
"O aumento tem de ser limitado àquilo que era antes do surto da inflação e é preciso dizer às pessoas já que essa limitação do aumento vai existir. Nós não podemos colocar as pessoas em Portugal perante a ansiedade de não saberem o que é que vai acontecer à renda da sua casa no próximo ano."
No entender de Mariana Mortágua, "é o dever do Governo" retirar ansiedade às pessoas sobre o futuro das suas rendas. "Se o Governo não cumprir esse dever, o Bloco cá está para o cumprir", destacou.