Foi por fim dado como dominado o incêndio em São Pedro do Sul. O fogo que há uma semana teve início no concelho de Arouca, na semana passada, lavrou ainda durante a madrugada desta segunda-feira em várias frentes, mas ficou totalmente dominado de manhã.
“Procede-se a trabalhos de consolidação e rescaldo. Trata-se de um perímetro de incêndio muito grande que vai requerer cuidados durante muito tempo e vamos ter aqui meios aéreos para garantir que nenhuma reactivação aconteça”, afirma à Renascença o comandante operacional Joaquim Chambel.
No terreno permanecem mais de 600 operacionais. A descida da temperatura e o abrandamento do vento ajudou o trabalho dos bombeiros no combate às chamas que, na última semana, consumiram muitos milhares de hectares nos concelhos de Arouca e São Pedro do Sul.
As atenções da Protecção Civil centram-se, nesta segunda-feira de manhã, em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, onde permanece activo um incêndio em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Marco Martins, adjunto nacional de operações da Protecção Civil, pensa, contudo, que o fogo possa ficar dominado nas próximas horas, face ao reforço de meios que está a caminho.
No terreno já estão perto de 80 operacionais.