Mais de 70 milhões de norte-americanos ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. “Os mais vulneráveis não estão vacinados”, alertou Rochelle Walensky, diretora do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Os dados divulgados, na sexta-feira, pelo CDC revelam que cerca de 55% da população elegível para o plano de vacinação contra a Covid-19 já foi totalmente imunizada e dois terços dos americanos foram administrados com pelo menos uma doses da vacina.
O CDC aprovou, na sexta-feira, a inoculação de uma terceira dose da vacina da Pfizer/ BioNTech a uma parte da população americana, mas Walensky esclareceu que o país tem que melhorar os números da vacinação, se quiser derrotar a pandemia.
“Quero ser clara: Não é a reforçar a vacinação [em número de doses] que vamos sair desta pandemia”, vincou a responsável do CDC.
Uma recente análise da CNN mostra que a média de mortes causadas pela Covid-19 nos dez estados com menor taxa de vacinação na semana passada foi quatro vezes superior à registada nos dez estados com maior taxa de vacinação.