Nuno Borges garantiu, esta segunda-feira, a qualificação para a segunda ronda do US Open, na primeira participação da carreira.
Grande resultado do número dois do ténis português, 104.º classificado do "ranking" ATP, na estreia no piso rápido de Flushing Meadows. Borges conseguiu derrotar o norte-americano Ben Shelton, 165.º da hierarquia mundial, so cabo de quatro horas e dois minutos de jogo.
O português venceu o primeiro set no "tie break", contudo, perdeu o segundo parcial, para depois vencer o terceiro também no desempate. No quarto set, Nuno Borges chegou a quebrar o serviço de Shelton, no entanto, o tenista da casa deu-lhe a provar do mesmo veneno logo a seguir e, no "tie break", a sorte não sorriu ao maiato.
Por fim, no quinto e derradeiro parcial, Borges quebrou o serviço a Shelton bem cedo, não voltou a ceder e fechou o encontro com um 6-3.
Feitas as contas, Nuno Borges venceu por 7-6 (8-6), 3-6, 7-6 (7-5), 6-7 (8-10) e 6-3. Foi a primeira vitória da carreira do português no quadro principal do torneio de singulares de uma prova do Grand Slam. Em Roland Garros e Wimbledon, ficara pela primeira ronda.
Na segunda ronda, Nuno Borges terá pela frente o chinês Yibing Wu, 174.º mundial, que surpreendeu o georgiano Nikoloz Basilashvili, 35.º.
Na quarta-feira, Nuno Borges entra em ação no torneio de pares, com o compatriota Francisco Cabral. O par português, que este ano venceu o Estoril Open, vai defrontar a dupla composta pelo colombiano Nicolas Barrientos (66) e o mexicano Miguel Ángel Reyes-Varela (72).