O Ministério das Infraestruturas garante que a solução metrobus prevista para a ligação entre a Lousã e Coimbra “é mais favorável para as populações do que a ferrovia ou o metro ligeiro”.
Num comunicado de cinco pontos, o ministério liderado por Pedro Marques faz breve história do processo que visava avançar com o metro ligeiro de superfície, para garantir que “o projecto foi abandonado pelo anterior Governo depois de a Comissão Europeia o ter dado como financeiramente inviável”.
"A solução ferroviária não era compatível com as necessidades de mobilidade da população”, prossegue a nota, porque “não permitia o atravessamento da cidade de Coimbra”, quando “mais de 60 por cento das deslocações dos habitantes da Lousã e Miranda do Corvo têm como destino as zonas da baixa de Coimbra”.
O Ministério das Infraestruturas diz que a nova solução foi alvo de um estudo técnico, económico e financeiro e que “o Metrobus eléctrico é o que melhor responde às necessidades das populações” .
Afirma o ministério de Pedro Marques que ela “permite ligação directa - sem transbordos - às zonas para onde se deslocam a maioria dos passageiros”, com “tempos de deslocação mais curtos que o metro ligeiro de superfície” , para além de “utilizar veículos 100 por cento eléctricos”.
A nota termina com a indicação de que “já foram lançados concursos para o desenvolvimento dos estudos e projectos” para por exemplo se fazer “a adaptação dos tabuleiros ferroviários das obras de arte para o Metrobus eléctrico”.