O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é esperado no Vaticano para se encontrar com o Papa Francisco este sábado, avançam fontes diplomáticas à agência Reuters.
A visita, ainda não anunciada, surge duas semanas depois do Santo Padre ter indicado que o Vaticano estava envolvido numa missão de paz para tentar travar o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Após a visita de Francisco a Budapeste, na Hungria, o Papa revelou aos jornalistas estar em curso uma missão de paz que ainda não podia revelar: “Estou disposto a fazer o que for preciso. Além disso, uma missão está em andamento agora, mas ainda não é pública”, disse.
Os governos russos e ucranianos disseram desconhecer as iniciativas de paz da Santa Sé, mas o secretário-geral do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, defendeu em entrevista à Renascença que o Vaticano está a "tentar dar o seu contributo e desencadear todos os esforços para se encontrar uma solução política e diplomática para esta crise, que realmente está a destruir um país".
Também esta quinta-feira, fonte política italiana confirmou que Zelensky poderá estar em Roma durante o fim de semana, onde poderá encontrar-se com a primeira-ministra, Giorgia Meloni.