Cerca de 50 mil pessoas encheram, na noite desta quarta-feira, o estádio Cidade de Coimbra para ver e ouvir a banda britânica Coldplay.
Foi o primeiro de uma série de quatro concertos que a banda dá, por estes dias, na cidade dos estudantes.
Os fans da banda começaram por se concentrar junto às portas do estádio logo ao final da tarde desta terça-feira e, com o amanhecer do dia D, foram engrossando as filas, respondendo afirmativamente ao apelo que a promotora Everything is New tinha feito nas redes sociais para que chegassem cedo.
Bárbara Bandeira foi a artista portuguesa convidada para abrir o concerto.
Foi a primeira vez que esteve perante milhares de pessoas e a experiência não a deixou indiferente, tendo na sua conta do Instagram publicado fotos e escrevendo na legenda “1/4. Ainda não tenho palavras”.
Abrindo, com “Onde Vais”, sem Carminho, Bárbara Bandeira, cantou algumas das suas mais conhecidas composições e, no final, dirigiu-se ao público.
“Estou tão ansiosa como vocês pelo concerto dos Coldplay, e quando sair de palco vou aí para baixo”, disse a artista de 21 anos.
Às 21h30, a banda de Chris Martin subiu ao palco com “Higher Power” e um jogo de luzes proporcionado pelas pulseiras oferecidas à entrada do concerto.
O público foi parte ativa do espetáculo, sobretudo quando a banda tocou “Paradise”, “The Scientist”, “Viva la Vida”, “Yellow” e “Fix You”, mas o momento da noite aconteceu quando a banda britânica fez um ‘bis’ a “A Sky Full os Stars”.
Nessa altura, Chris Martin pediu aos fãs para desligarem os telemóveis e se deixarem levar pelo espetáculo musical.
Da plateia para o palco para tocar piano
Do público para o palco saltou Lourenço Lampreia, um fã que teve a oportunidade de acompanhar, ao piano, Chris Martin, enquanto este cantava “The hardest past”.
Para o jovem que toca piano e estuda Gestão de Informação na Universidade Nova, foi o concretizar de “um sonho de uma vida inteira” e na sua conta do Instagram partilhou o vídeo do momento.
Na plateia também não passou despercebido Sérgio Conceição. Ao treinador do FC Porto, natural de Coimbra, alguns adeptos portistas presentes cantaram "Conceição, faz do Porto campeão".
Durante o concerto, o líder da banda britânica pronunciou algumas palavras em português, para agradecer a presença do público, e acabou o espetáculo cantando, para espanto de todos, a “Balada da Despedida”.
Uma despedida temporária, pois nesta quinta-feira voltam ao palco do estádio Cidade de Coimbra, assim como no sábado e no domingo.
Coimbra foi o local escolhido para o início da tournée Music of the Spheres World Tour, que seguirá por Espanha, Itália, Suíça, Dinamarca, Suécia e Holanda, além dos espetáculos no Reino Unido (em Manchester e Cardiff).
Com estes concertos, passarão pela cidade dos estudantes perto de 200 mil pessoas.