Depois dos atentados terroristas que fizeram pelo menos 34 mortos e 198 feridos em Bruxelas, muitos cartoonistas e cibernautas têm partilhado mensagens de luto e solidariedade para com o povo belga.
Recorrendo a conhecidas imagens da cultura belga, como o famoso 'Manneken Pis', uma estátua de bronze de uma criança a urinar numa fonte, ou a personagem das Aventuras de Tintiin do cartoonista e escritor belga Hergé, muitos autores prestaram a sua homenagem às vítimas e deixaram mensagens de revolta perante mais um atentado na Europa.
O cartoonista francês Joann Sfar desenhou a estátua irritada, a dizer "Urinar calmamente - é pedir muito?". Na legenda da imagem, o autor escreveu "o meu coração está com Bruxelas".
O ilustrador parisiense Nawak pôs a estátua a dizer: "Aqui! Um presente da Bélgica!", enquanto urina em cima de um terrorista. Em baixo, lê-se "Apoio aos meus amigos belgas".
Attentats : la Belgique frappée https://t.co/uCVVcomZIf pic.twitter.com/U0OrlqN9FL
— Nawak (@NawakNawak) 22 de março de 2016
O francês Hervé Baudry colocou a estátua lavada em lágrimas e deixou um aviso aos jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico: "Como os franceses, os belgas dobram mas não rompem".
#bruxelles pic.twitter.com/HUVTtqB6Hz
— Baudry (@hervebaudry) 22 de março de 2016
Fraternité et résistance ! #Bruxelles #Daesh #urgent pic.twitter.com/L5t6SzrcKN
— Baudry (@hervebaudry) 22 de março de 2016
O cartoonista francês Jean Plantureux, que assina como Plantu e é presidente da organização "Cartooning for Peace", desenhou um cartoon para o jornal francês "Le Monde" que sugere a solidariedade entre os dois países, lembrando os ataques terroristas de 13 de Novembro em Paris.
Na imagem do cartoonista argelino Ali Dilem, lê-se "O terrorismo ataca de novo". A figura que segura o cartaz a dizer "Je Suis Bruxelles" (Eu Sou Bruxelas) pede às outras vítimas: "Podem dar-me um pouco de espaço"? A imagem lembra muitos outros atentados terroristas que têm acontecido em todo o mundo.
#Bruxelles #attentats @TV5MONDE pic.twitter.com/LACoTanWhB
— Ali Dilem (@dilemofficiel) 22 de março de 2016
Muitas outras pessoas utilizaram o trabalho de Hergé, criador da personagem Tim Tim, para fazer passar a sua mensagem.
#belgique #attentat pic.twitter.com/InHFm4sesa
— ygreck (@ygreck) 22 de março de 2016
I still loved London after 7/7. I loved it more. I'll continue to live in Brussels as I love Belgium. Safe & sad. pic.twitter.com/66PWttTC2C
— Union Bruxelles Man (@UnionBerlinMan) 22 de março de 2016
Tristeza e impotencia #JeSuisBruxelles https://t.co/zoL5IbpU1A pic.twitter.com/p1sTAxYkAs
— Margarita Alcázar (@margaalcazar) 22 de março de 2016