Se lhe pagassem reciclava mais? Veja aqui como lucrar com materiais recicláveis
02-08-2018 - 17:15

Foi o que uma empresa de resíduos quis saber. Para tal, lançou uma campanha, esta quinta-feira, numa rede de supermercados portuguesa.

A partir desta quinta-feira, está em curso uma campanha que paga, por cada saco de materiais recicláveis entregue, entre 15 e 30 cêntimos. A iniciativa é da EGF (Environment Global Facilities), empresa europeia do setor ambiental.

“Estamos a avançar hoje em 15 lojas [Pingo Doce], onde vamos retribuir ao cidadão um valor por cada saco que nos entrega com as embalagens que habitualmente já podia separar no ecoponto”, explica à Renascença Ana Loureiro, da EGF.


“É uma campanha piloto nessas lojas - desde o Minho até à zona da Península de Setúbal”, acrescenta, explicando ainda que o objetivo é “testar se o cidadão de facto adere com mais facilidade a hábitos de separação de embalagens usadas se houver um benefício económico direto”.

O Pingo Doce é a rede de supermercados que se tornou parceira da iniciativa, que vai decorrer nos parques de estacionamento das lojas.

“Dirige-se ao nosso monitor, que está num espaço identificado e que está com um ecoponto ao lado. Pode levar sacos de 30 litros ou de 50 litros com todos os materiais que entram no ecoponto, seja papel e cartão, vidro, embalagens de plástico e metal. Por cada saco recebe: 10 cêntimos se for um saco de 30 litros ou 15 cêntimos por sacos de 50 litros”, explica Ana Loureiro.


O valor é colocado no cartão de cliente da cadeia de supermercados e pode ser descontado logo de seguida.

A campanha “Reciclar Vale Mais” vai decorrer durante dois meses nas seguintes lojas: Monção, Vila Nova de Cerveira, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia (Coimbrões), em Santa Maria da Feira, Águeda, Aveiro, Porto de Mós, Batalha, Quinta do Conde, Barreiro e Alcochete.

Dependendo dos resultados, “vamos decidir como vamos ampliar esta rede de ecopontos especiais”, avança a responsável da EGF.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, a empresa explica que se trata de uma iniciativa pioneira em Portugal. À Renascença, Ana Loureiro explica ainda que no âmbito da candidatura “a um fundo comunitário, que é o POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”.

O objetivo é sensibilizar a população para a separação de resíduos e, em simultâneo, alertar para o benefício imediato de colocar as embalagens usadas no ecoponto, demonstrando que a reciclagem tem valor. Pretende desta forma também garantir que as metas nacionais são alcançadas e que as embalagens usadas são entregues nas empresas responsáveis pela sua gestão e tratamento.

A EGF “é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,2 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal”, lê-se no comunicado.