As inundações provocadas pelo furacão “Harvey” afectaram entre 30 a 40 mil casas na zona de Houston, a quarta maior cidade dos Estados Unidos.
“E podem ser mais, só teremos a certeza quando entrarmos nessas zonas residenciais”, declarou Ed Emmett, o responsável pelo condado de Harris.
Muitas casas ficaram em muito mau estado e terão de ser completamente reconstruídas, mas Ed Emmett destaca a grande generosidade dos americanos, que se tem traduzido em donativos avultados e voluntariado.
“Temos muitos meses difíceis pela frente, talvez anos”, avisou Ed Emmett.
Depois de cinco dias de chuva torrencial na zona de Houston, as inundações estão agora a afectar outros condados do Texas e do estado do Lousiana.
O furacão “Harvey” provocou pelo menos 18 mortos no Texas e 10 mil pessoas em dificuldades tiveram que ser resgatadas. Cerca de 30 mil pessoas ficaram desalojadas.
O Presidente norte-americano visitou o Texas, na terça-feira. Donald Trump descreveu um cenário de inundações “épicas” e falou numa das piores catástrofes naturais na história do país, prometendo toda a ajuda às populações afectadas.