O Governo está a estudar um regime de lay-off específico para o setor do turismo, devido ao forte impacto económico provocado pela pandemia da Covid-19, em Portugal.
O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se durante a tarde de quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal.
No final da reunião, Francisco Calheiros, presidente da Confederação, disse que a possibilidade de um regime de lay-off específico faz sentido num setor que está a ser fortemente afetado pela pandemia.
“Penso que será, obviamente, para todas as empresas ligadas ao turismo. É o que faz sentido neste momento. Há atividades que, ainda bem para elas, estão a recuperar muito, mas há atividades, como por exemplo o turismo, que não estão a recuperar tanto”, explicou Francisco Calheiros.
O presidente da Confederação do Turismo de Portugal explicou ainda que, a ser implementado, este regime de lay off específico será “menos regional e mais setorial, para todo o setor”.
Em Portugal, morreram 1.644 pessoas das 45.277 confirmadas como infetadas, de acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde.
A pandemia de Covid-19 já provocou quase 551 mil mortos e infetou mais de 12,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo a agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.