Veja também:
A eutanásia não resolve o problema do sofrimento, há outras respostas, como os cuidados paliativos, defende a presidente da Associação dos Psicólogos Católicos que apoia a petição contra a eutanásia “Toda a Vida tem Dignidade”, entregue na última semana no Parlamento.
Maria José Vilaça admite que “a vida é um bem inestimável, é para ser cuidada e queremos uma sociedade em que as pessoas cuidam umas das outras e não descartem aqueles que são mais fragilizados, aqueles que sofrem”.
Em seu entender, “há outras respostas que a sociedade deve dar, nomeadamente, os cuidados paliativos, mas não só”. É que há respostas que “ajudam as pessoas a viver na sua condição de sofrimento, porque o sofrimento faz parte da vida. Pode ser o acompanhamento das pessoas, pode ser a promoção da família e a família poder integrar e acompanhar as pessoas e combater a solidão. E pode ser anda ajudar as pessoas a encontrar um sentido para a sua vida”.
A Associação dos Psicólogos Católicos e outras seis associações profissionais apelam, em comunicado conjunto, à Assembleia da República que rejeite a legalização da eutanásia e do suicídio assistido e que recomende ao Governo a extensão a todo o país dos cuidados continuados e paliativos, entre outras medidas.