Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O Presidente da República está preocupado com a situação da vacina da AstraZeneca e afirma que a produção de vacinas contra a Covid-19 tem sido uma “Via Sacra” de problemas.
Marcelo Rebelo de Sousa falava no final de uma visita a uma unidade de saúde familiar, na zona da baixa de Lisboa.
Questionado sobre as dúvidas em torno da vacina da AstraZeneca, o Presidente confessou a sua preocupação com um eventual novo atraso no processo de vacinação.
“A questão da produção das vacinas tem sido uma Via Sacra. Via Sacra é uma expressão pascal que quer dizer um conjunto de problemas que se têm acumulado no tempo", declarou.
Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "de 15 em 15 dias descobre-se mais um problema, ou é no fornecimento ou é em questões de análise ou reanálise do processo produtivo".
"Têm surgido as questões mais variadas que, por um lado, nos levam a ficar preocupados, porque há necessidade vacinar, há necessidade de ter vacinas e o fornecimento está a ser afetado por estes problemas, periodicamente, por toda a Europa e também em Portugal", sublinha o Presidente.
Abril e maio são "muito importantes para a vacinação"
O chefe de Estado critica as decisões unilaterais de Estados-membros da União Europeia sobre a vacina da AstraZeneca e espera que haja um esclarecimento rápido por parte da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa).
"É uma situação incómoda para a Europa como um todo, porque é uma Agência Europeia do Medicamento que diz de sua justiça acerca da validade e da eficácia das vacinas e depois surgem dúvidas periodicamente, aqui e acolá, e os Estados reagem de forma diferente perante essas dúvidas, o que perturba as opiniões públicas. Não haver uma realidade que é unida, que é a União Europeia, uma posição unida, clara e duradoura em matéria de vacinas", sublinha.
Marcelo Rebelo de Sousa considera que este mês de abril e maio são "muito importantes para a vacinação e a vacinação é uma condição fundamental no bom processo de desconfinamento, com a testagem".
"Portanto, eu espero que seja rápido este processo de reavaliação", conclui o Presidente.
A Agência Europeia de Medicamento (EMA) vai pronunciar-se esta quarta-feira sobre a possível relação entre a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e a formação de coágulos sanguíneos, anunciou a organização.
A conferência de imprensa online está agendada para as 14h00 (15h00 em Lisboa) e terá como tema “a conclusão do exame ao alerta” lançado sobre esta vacina em relação aos “casos de trombose”, afirmou em comunicado o regulador europeu, com sede em Amesterdão,