A FIFA anunciou a proibição de venda de cerveja com álcool nos estádios do Qatar durante o Mundial 2022. A prova arranca dentro de dois dias, no domingo.
A Budweiser, parceiro oficial da competição, apenas poderá comercializar a "Bud Zero", a sua cerveja sem álcool, nos recintos da prova.
"Depois de discussões entre as autoridades do país e a FIFA, foi tomada uma decisão no sentido de serem retirados pontos de venda de cerveja nos estádios e recintos à volta.
A venda de bebidas alcoólicas ficará restrita à "fan festival" e outros locais de concentrações de adeptos", pode ler-se no comunicado da FIFA.
A Budweiser reagiu com ironia à decisão, num tweet entretanto apagado. "Bem, isto é constrangedor", podia ler-se na publicação.
Segundo a imprensa inglesa, o pedido partiu da família real do Qatar. Durante o Mundial, os regulamentos do país foram relaxados, mas o álcool continua a não ser vendido em supermercados e os preços das bebidas podem alcançar valores muito elevados – um litro de cerveja chega a custar mais de 13 euros.
[Atualizado às 11h52]