O Sporting pediu esta segunda-feira sanções para o "comportamento antidesportivo" de Mehdi Taremi, no jogo entre o FC Porto e o Arouca.
Sem nunca mencionar o iraniano pelo nome, os "leões" descrevem, em comunicado, "três simulações de faltas inexistentes e passíveis de prococar uma decisão errada na equipa de arbitragem", referindo-se a três lances que envolveram Taremi na grande área do Arouca.
"É um comportamento que evidencia uma total falta de respeito pelos árbitros e restantes jogadores", diz o Sporting, realçando a "urgência da ação necessária para a recuperação da imagem do futebol português".
"Perante as imagens dos lances em questão, não duvidamos que um jogador deveria ter sido expulso por acumulação de amarelos, tal como deveria ter sido expulso em muitos outros em que faz o mesmo", apontam, também.
Um dos lances de possível grande penalidade em que Taremi esteve envolvido provocou um episódio em que o árbitro reverteu o penálti para o FC Porto após receber indicações por telemóvel, devido a problemas no sistema de vídeoarbitragem.
No mesmo comunicado, o Sporting pede que o caso seja escrutinado "ao ínfimo detalhe".
"Para evitar que os árbitros sejam negativamente influenciados por um clima de pressão e intimidação que não pode ser normalizado, que restantes jogadores, equipas técnicas e dirigentes criam de forma reincidente jogo após jogo, ano após ano, é necessário punir devida e seriamente estes comportamentos", lê-se, ainda.