O Presidente da República está "muito esperançado" numa reacção “positiva” da Comissão Europeia às perspectivas económicas do Governo contidas no Programa de Estabilidade e no Programa Nacional de Reformas.
Marcelo Rebelo de Sousa acredita que Bruxelas "olhando para a situação portuguesa, para a situação em termos macroeconómicos e também em termos de previsões para o futuro próximo, que haja uma concordância de números".
“Se for assim, é uma boa notícia para Portugal”, disse o chefe de Estados aos jornalistas, no Terreiro do Paço, em Lisboa, após a inauguração do Museu do Dinheiro.
É importante que os números de Portugal batam certo com as contas da Comissão Europeia, sublinha o Presidente. Sem dramatizar, considera que não é a estabilidade do Governo que está em causa.
“Claro que não estaria, nunca. Mas o problema não é esse, o problema é que é preferível haver uma concordância de Bruxelas relativamente às previsões governamentais para os próximos anos e eu tenho esperança que isso venha a acontecer e venha a haver um reconhecimento de Bruxelas de que os números que vão ser do conhecimento do Parlamento são números aceitáveis para a Europa”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República, em mais um dia de agenda apertada, arranjou tempo para ir a pé da Praça do Município para um passeio no Terreiro do Paço.
Os turistas nem queriam acreditar que era o Presidente da República, sempre disponível para mais uma “selfie” e dois dedos de conversa.