Porto Rico declarou o estado de emergência face à aproximação da tempestade tropical Dorian, que deverá passar a furacão nas próximas horas. A República Dominicana está em alerta.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, aprovou esta quarta-feira a declaração de emergência para a ilha de Porto Rico.
A medida permite às agências federais garantirem assistência e a coordenação das operações de ajuda à intempérie.
A tempestade Dorian deverá passar a furacão e espera-se que atinja Porto Rico e a República Dominicana na quinta-feira, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. A Florida também está na rota do temporal.
Esta quarta-feira de manhã, a tempestade Dorian estava 290 quilómetros a sudeste de Porto Rico, com ventos a rondar os 96 quilómetros/hora.
Porto Rico ainda está a recuperar da devastação causada pelo furacão Maria, que atingiu a ilha em 2017, que provocou a morte a mais de três mil pessoas e uma onda de críticas à resposta das autoridades.
Numa altura em que o território norte-americano se prepara para a tempestade, o Presidente Donald Trump acusou Porto Rico de ser "um dos locais mais corruptos da terra".
"O sistema político deles está estragado e os políticos ou são incompetentes ou Corruptos. O Congresso aprovou biliões de dólares na última vez, mais do que para outro lugar, e foi gasto em votações fraudulentas. Não é bom", escreveu Trump na rede social Twitter.