Liga suspende o futebol profissional por tempo indeterminado
12-03-2020 - 15:28
 • Renascença

Liga de Clubes anunciou a decisão, dois dias depois de ter decretados jogos à porta fechada. Treinos também param.

A Liga de Clubes confirmou, esta quinta-feira, a suspensão das competições profissionais de futebol por tempo indeterminado, conforme avançara a Renascença, em tempo oportuno.

A decisão foi tomada depois de uma reunião extraordinária, realizada esta quinta-feira, entre a Comissão Permanente de Calendários e a Direção Executiva da Liga Portugal, e que contou com a presença da Associação Nacional de Médicos do Futebol e dos médicos representantes dos clubes que compõem a referida comissão.

Em comunicado, a Liga esclareceu que vão decorrer reuniões da Comissão Permanente de Calendário, de três em três dias, "para que seja efetuado ponto de situação da evolução da pandemia e das concretas medidas a adotar".

A Liga recomenda, ainda, que os clubes suspendam imediatamente os treinos. Também apela a todos os agentes desportivos que "adotem condutas de contenção social, para que, rapidamente, se possa retomar a atividade desportiva normal".

Inicialmente, os jogos da jornada 25 da I e II Ligas iam ser disputados à porta fechada. Contudo, após reunião de emergência, face à pandemia de coronavírus, a Liga decidiu suspender todas as competições.

Coronavírus em Portugal


Esta quinta-feira, subiu para 78 o número de casos confirmados de infeção por Covid-19 em Portugal, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Contudo, também se verificou o primeiro caso de um paciente curado em Portugal. O paciente foi internado no Hospital de São João, no Porto. A notícia foi confirmada à Renascença por fonte hospitalar.

Em Portugal, atingiu-se um total de 637 casos suspeitos, desde o início da pandemia, 133 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

A DGS, que tem um microsite com informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

[notícia atualizada às 14h45]