“Setor imobiliário português vive numa bolha criada por dinheiro estrangeiro”
24-04-2023 - 11:17
 • Sérgio Costa , Cristina Nascimento

Comentador da Renascença olha para o relatório do Governo sobre os vistos gold a que a Renascença teve acesso e que conclui que a ferramenta criou poucos postos de trabalho, pode ter ajudado ao aumento de preços e aumentado o risco de corrupção.

O comentador da Renascença Henrique Raposo considera que o "setor imobiliário português vive numa bolha criada por dinheiro estrangeiro”. Em causa está a reação do setor ao relatório do Governo sobre os vistos gold a que a Renascença teve acesso.

O documento refere que os vistos gold criaram poucos postos de trabalho e terão contribuido para o aumento dos preços das casas, bem como o risco de corrupção. Após a divulgação deste documento, o presidente da Associação de Empresas Imobiliárias veio dizer que não concorda “nada com essa perspetiva”.

Henrique Raposo admite que sempre foi contra os vistos gold porque, argumenta, "a cidadania não se compra". Ainda assim, tece críticas à oportunidade de divulgação deste relatório.

"Isto parece um daqueles relatórios à Bush. Já foi decidida uma coisa, agora encontrem-me as armas de destruição maciça", diz.